14 julho, 2011

Técnicas de aquarelas- esticando o papel

Ola caros alunos, como pediram aqui está:

Há vários tipos de papel próprios para aquarela. Você pode comprá-los em folhas avulsas ou em blocos (que são mais econômicos). O papel varia em textura da superfície (porosidade), em peso (gramatura), dependendo de sua espessura, em tamanho. Comece a pintar em papel comum desde que não muito fino ou brilhante. Mas o papel escolhido deverá ser sempre branco ou amarelado. Caso contrário, estragará a limpidez tão característica da aquarela. Há três tipos de textura: áspera, com porosidade acentuada, média e lisa. O papel tende a se enrugar quando molhado e, quanto mais fino, maior essa tendência. Estique-o Previamente

Preparando o papel leve


Folhas de papel do tipo até 285g de peso precisam ser esticadas. Do contrario ficarão enrugadas. O papel deve ser mergulhado em água e depois preso com firmeza a uma superfície lisa, onde secará bem esticado. Para isso, tenha à mão um rolo de fita crepe de uns 5 cm. de largura, tesoura, dois panos de prato limpos e uma pia. Corte os pedaços de fita crepe 5cm. maior que as dimensões da folha de papel . Mergulhe então a folha na pia com água fria. Retire o papel após alguns segundos e sacuda delicadamente para eliminar o excesso de água. Coloque-o entre os dois panos de prato, esticando-o com cuidado para que parte da água seja absorvida. ponha o papel numa prancheta de desenho (ou numa mesa bem plana), com cuidado de verificar se está perfeitamente alongado e na posição horizontal. Cole as tiras de fita crepe ao longo dos quatro lados. Um terço da largura da fita deve ficar preso ao papel e dois terços a prancheta, aproximadamente.
Com isso, o papel não despregará. Deixe secar naturalmente, longe de calor direto, durante algumas horas e só comece seu trabalho quando o papel estiver bem seco.
Tenha certeza de que a superfície do papel esteja plana enquanto ele seca. Caso contrário, a água escorrerá, acumulando-se em um dos lados da folha de papel e provocando secagem desigual.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...